Fique atento para os seguintes sintomas que são fortes indicativos de uma doença renal:

1. Edema:
 ou inchaço, é o aumento do tecido subcutâneo em decorrência do acúmulo de líquido no organismo. Na fase inicial pode surgir na face (comum no período matinal) e nos membros inferiores (ao longo do dia), até o edema generalizado nos casos mais severos. O edema também pode ter causa cardíaca, hepática e até mesmo uma combinação desses fatores.

2. Proteinúria:
 é a perda de proteína pela urina. Classicamente, é notada pela formação de espuma no vaso sanitário durante a micção. Grandes perdas de proteína levam à redução da albumina do sangue, contribuindo para a formação do edema.

3. Hipertensão:
 qualquer paciente com elevação da pressão arterial deve ter uma investigação mínima da função renal, incluindo a dosagem da creatinina e realização da urina tipo I. Presença de hipertensão grave (difícil controle ou "severa") de início súbito ou ainda em jovens, devem ter uma avaliação nefrológica adequada.

4. Oligúria:
 ou urinar pouco, significa uma redução do volume urinário a valores abaixo de 400 ml/dia.

5. Hematúria:
 também chamada de "sangue na urina", é o aumento dos glóbulos vermelhos na urina, causado por doenças do trato urinário como cálculos e tumores e também por doenças renais. Pode ser macroscópica (visível a olho nu) ou microscópica (evidenciada apenas através de exame de urina). O nefrologista deve encaminhar ao urologista quando a causa não é renal (exemplo: câncer de próstata) e vice-versa.

6. Sintomas não renais:
 Os principais sintomas não renais na fase avançada da insuficiência renal são: perda do apetite, emagrecimento, enjoo, vômitos, fraqueza, falta de ar, alterações do sono (insônia à noite e sonolência diurna), gosto ruim na boca, anemia, dores nas pernas, entre outros.

7. E aquelas "dores nos rins", doutor?   O grande público leigo acredita que o principal sintoma nos rins é a dor lombar, também chamada de lombalgia.  Embora esse tipo de dor lombar possa ser decorrente de um problema renal, na maioria das vezes é secundário a patologias do sistema ósteo-locomotor, como lombociatalgia, dores musculares, osteoartrose de coluna e hérnias discais. As principais causas renais para dores nas costas são cálculos (pedras) e tumores (raros).

 

 

  Site Map